domingo, 21 de abril de 2013

AUDIENCIAS NA JUSTIÇA ELEITORAL ELIMINAM SENTIMENTO DE IMPUNIDADE ALIMENTADO POR MUITOS ANOS PELO GRUPO POLITICO DOS BAQUIL EM TUTOIA MARANHÃO



No último dia 02 de abril aconteceu a primeira audiência do primeiro processo que apura supostos  crimes eleitorais cometidos pelo candidato a prefeito Raimundo Baquil - PSD na ultima eleição.

Populares presentes ao fórum testemunharam ao final da audiência a preocupação dos três advogados do prefeito quando comentaram numa roda de pessoas que “não tinha jeito, o único jeito era empurrar com a barriga”.

Foi apurado que das doze testemunhas chamadas pelo prefeito para a sua defesa compareceram apenas sete e destas apenas três foram consideradas como testemunha no processo.

As informações colhidas é que a quase totalidade das despesas da campanha do prefeito foram “doadas” para o candidato a vereador Alexandre Baquil. Até as musicas de campanha do prefeito candidato a reeleição foram pagas do bolso dos seus candidatos a vereadores. 

Acredite quem quiser: a campanha do prefeito de “tão pobre” fez com que suas músicas de campanha fossem compradas pelos candidatos a vereadores.

Outra situação digna do mundo baquil num “país das maravilhas” é que o candidato a vereador Alexandre Baquil,  que “recebera” a quase  totalidade das “doações” da campanha do seu tio, apresentou na sua prestação de conta apenas R$ 9 mil e poucos reais.

Já a prestação de contas de Raimundo Baquil apresentou gastos um pouco mais de R$ 60 mil reais. Este valor é considerado ridícula pela população, dada ao tamanho da sua campanha (trio elétrico, paredões de som, carros toiotas, pessoal, comícios, carreatas, farta distribuição de combustível entre outras despesas), sem considerar a grandiosa e generalizada compra de votos praticada por candidatos a vereadores, cabos eleitorais e o próprio candidato a prefeito. 

A prestação de contas eleitoral do prefeito reeleito já foi reprovada pela Justiça por “vicio insanável”. 

Agora diante de mais situações graves, a justiça apurará e julgará esta “caixa preta” em que se transformou a prestação de contas eleitoral do prefeito reeleito.

O que algumas pessoas dizem é que prestação de contas eleitoral só basta apresentar, que este processo é bobagem, que não dá em nada, tanto que o prefeito mesmo tendo tido a sua prestação de contas reprovada pela justiça sequer teve a preocupação de recorrer. Outros dizem não acreditar que seja assim e, que agora poderá haver exemplos e justiça.

 “Os ventos de um novo País, sem impunidade e com igualdade de direitos para todos também chegou a Tutóia”, diz Marcos, morador do povoado Seriema.

Fonte: Blog do Humberto Ruy.

0 comentários:

Postar um comentário