Francisco de Assis Canavieira Fonseca (Chico Canavieira).
Biografia
I – Do Nascimento, Filiação, Família e Formação Educacional.
Nasceu em 08 de julho de 1953, Tutoia – Maranhão.
Filho do ex-vereador, conferente de navios e secretário de terras do município, Raimundo Soares da Fonseca (já falecido) e de Marina Canavieira Fonseca, tendo como avós paternos os fundadores da comunidade Mutamba, Antônio Vicente Soares da Fonseca e Maria Antônia Soares da Fonseca e avós maternos, o guarda fio dos Correios, Júlio Canavieira e Crisalis Silva Canavieira.
Francisco de Assis Canavieira Fonseca, desde criança conhecido por Chico, inicia os estudos em Tutoia, faz a pré-escola com a professora D. Lucia, depois estuda no “Colégio de D. Zelinda” e o primário, na escola pública “Grupo Escolar Casimiro de Abreu”.
Ainda em Tutoia, inicia o antigo ginásio no “Colégio Almeida Galhardo”, cursando o primeiro ano para depois ingressar, aos 15 anos, no “Colégio Liceu Maranhenses”, após se submeter ao exame de seleção (nível estadual), classificando-se em 2º lugar no Estado do Maranhão. Do Liceu Maranhense, onde cursava o último ano do Cientifico no período da manhã, transfere-se, para o Colégio São Luis, por força da necessidade de trabalho, pois era obrigado a estudar no período noturno.
II – Da Atividade Profissional e da Formação Universitária.
Aos 19 anos, ingressa em seu primeiro e único emprego: Sousa Cruz S/A, onde ingressou como “Empregado de Depósito” (empacotador), sendo promovido para as funções: “Auxiliar de Merchandising”, “Promotor de Vendas”, “Auxiliar de Vendas”, “Vendedor”, “Supervisor de Vendas”, “Gerente Distrital de Vendas (nos estados do Pará, Amazonas e Maranhão” e “Gerente Regional Administrativo de Vendas” para os Estados do Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá.
Já no Amazonas, ingressa na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, na Faculdade de Direito, concluindo este curso na UNESPA – “União das Escolas Superiores do Pará”, em Belém/PA.
III – Do desempenho e reconhecimento na atividade profissional.
Mais tarde, como Gerente Distrital de Vendas e Distribuição, por seu desempenho, recebe como prêmio a oportunidade de conhecer na Europa, o Vaticano e a Itália.
Durante trinta anos na Sousa Cruz recebeu vários prêmios e reconhecimentos, porém em duas oportunidades foi agraciado com o que considera os dois maiores prêmios e que significaram os maiores reconhecimentos da sua vida profissional: 1) ao se afastar da empresa para se candidatar a prefeito de Tutóia, sua terra natal, a Sousa Cruz em uma decisão inédita, decide manter os seus salários integralmente e, 2) a festa de despedida que a empresa lhe ofereceu na cidade de São Luis do Maranhão, reunindo ali, todos os funcionários do Estado do Maranhão, do Sul do Pará e do Tocantins, como também todos os gerentes do Norte Nordeste.
IV – Do retorno a terra natal, da Advocacia social, do voluntariado, da sua participação na sociedade tutoiense.
Após a aposentadoria, Chico Canavieira, passou a residir na cidade de Tutoia, localizada no Delta das Américas, na mesma casa que pertenceu aos seus pais, na Rua Senador costa Rodrigues, 55 centro, onde passou a exercer a advocacia inclusive com atendimento jurídico assistencial gratuito, atendendo a população pobre.
Membro fundador da AMA Tutóia (Associação dos Moradores e Amigos do Município de Tutóia), membro fundador da Academia de Ciências, Artes e Letras de Tutoia – ACALT, que tem como Patrono José de Almeida Veras; Fundador e Editor do jornal “O Informativo Tutóia”; incentivador das ações de voluntariado e projetos produtivos, culturais e para a preservação do meio ambiente no município.
V – Da sua atuação na Politica Partidária
Na política partidária, persistente, sempre defendeu alternância diante da necessidade de mudanças nas esferas do executivo federal, estadual e municipal. Foi assim com Lula, o defendeu desde a sua primeira candidatura para Presidente do Brasil. Foi assim com Jacson Lago, fundando o PDT – Partido Democrático Trabalhista – candidatando-se a prefeito nos anos de 2000, obtendo 600 votos ou 5% dos votos validos; em 2004, obteve 3.800 votos, ou 15% dos votos validos e em 2008, 6.400 votos ou 26% dos votos validos. Em 2012, quase 11.000 votos, ou 45% dos votos válidos. A sua atuação na política é centrada nos conceitos das políticas públicas, da liberdade de expressão e do voto consciente.
No ano de 2006, liderou o avanço das oposições obtendo expressiva votação para o candidato a Governador Jackson Lago, alcançando o objetivo de alternância à nível do Estado, tendo o governo de Jackson Lago, priorizado o apoio a grupos tradicionais da política de Tutóia, preterindo o seu grupo, o que o motivou a apoiar em 2008 a governadora Roseana Sarney, formando aliança com o grupo politico de Zilmar Melo, obtendo um resultado expressivo de votos e determinante para não ocorrer o segundo turno no Estado. Este fato o fez se desfilar do PDT e ingressar no Partido dos Trabalhadores - PT.
Em 2014, Chico Canavieira, volta a defender a bandeira da mudança no Maranhão, levando o apoio do seu grupo politico ao candidato a Governador Flávio Dino, mantendo-se coordenador do maior grupo politico de oposição no município ao grupo politico do prefeito Raimundo Nonato Baquil.