quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

OPOSIÇÃO EM TUTÓIA AO GOVERNO FAMILIAR E DITATORIAL DE RAIMUNDO BAQUIL(DIRINGA), É FORTALECIDA COM O INGRESSO DO GRUPO POLITICO DO EX-DEPUTADO ZÉ ORLANDO.

  • BREVE HISTÓRICO DA POLITICA DE TUTÓIA E OS AVANÇOS DA OPOSIÇÃO:

  • As eleições de 2008:

Após as eleições de 2008, foi eleito para prefeito de Tutóia, com 45%  dos votos válidos Raimundo Nonato Abrãao Baquil (Diringa Baquil), ficando os candidatos Chico Canavieira e Zilmar Melo, cada um com 27% e 28% dos votos válidos. Com o resultado da eleição ficou claro que se Chico Canavieira e Zilmar Melo tivessem se aliado, teriam obtido mais de 55% dos votos, derrotando o candidato Raimundo Baquil, reprisando o que ocorreu em Brejo/MA, ao se aliarem os candidatos Chico Caldas e o candidato do PT Zé Farias, numa situação muito mais desfavorável do que a de Tutóia (vesperas da eleição o candidato a reeleição que perdeu (Dr. Osmar), estava com 53% das intenções de votos superando com folga os outros dois candidatos).
Naquela oportunidade o atual prefeito Raimundo Nonato Baquil, ganhou as eleições com o apoio do ex-deputado Zé Orlando. Zilmar Melo, teve o apoio do Grupo do Dr. Bebeto e, Chico Canavieira, contou com o apoio do PT.

  • O governo do Raimundo Baquil e a oposição lideradas por Chico, Zilma e Dr. Bebeto.
Logo após a eleição do Raimundo Baquil para prefeito, o candidato humilde virou o prefeito frio, calculista e perseguidor.
A população enganada passou a não ter dúvidas que as promessas de campanha faziam parte de uma grande farsa nunca antes vivida em Tutóia, naquela intensidade.
Diante desta realidade nua e cruel do governo do Raimundo Baquil, nos primeiros dias de 2009, os grupos politicos de Chico Canavieira, Zilmar Melo e Dr. Bebeto se uniram atendendo ao forte apelo das suas base politicas.
As tres lideranças Zilmar Melo, Chico Canavieira e Dr. Bebeto, nesses dois anos coordenaram as bases de oposição ao governo familiar e ditatorial do Raimundo Baquil defendendo os milhares de homens, mulheres, crianças e jovens perseguidos, prejudicados por uma gestão bruta que tem como única finalidade dificultar a vida das pessoas.
Já se passaram mais de dois anos. Os exemplos de gestão brutal do Raimundo Baquil já passam de milhares, como evidenciamos a seguir (segue abaixo apenas os exemplos notórios no municipio):
  •  Milhares de pais de familias enganados com as promessas fáceis de empregos, casas e carros(um verdadeiro golpe);
  • A Saúde, um verdadeiro caos!(sem remédios, falta ambulancia, falta combustivel, falta médicos, falta farmácia básica, sem higiene...);
  • Em menos de 12 meses do seu governo, o prefeito Raimundo Baquil, consegue quebrar o comércio do municipio ( redução da folha de pagamento; redução do nº de funcionários; relacionamento comercial 99% familia (o dinheiro do munciipio não circula, É literalmente enterrado no ambiente gerenciado pela familias Baquil);
  • A decisão de ostentarem riqueza ao extremo: próximo de uma dezena de Hilux reluzentes nas ruas; mansões com piscina dignas dos faraós das terras do petroléo; dezenas de casas, dezenas de reformas;
  • Destruição da praça poliesportiva (Estádio Alfredão +  Campo do Operário);
  • Destruição do recurso federal para construção da creche ao localizar a obra matando o Campo do Operário e vizinho ao Estádio do Alfredão (uma área para cuidar de criança e idosos ao lado de uma área de eventos (torcida/foguetes...);
  • Destruição dos valores culturais e históricos de Tutóia: altera o nome do Estádio: "Estádio Alfredão" para "Merval do Trano". Perseguição politica. Nem o grande benfeitor do esporte tutoiense, sr. Alfredo Melo Araujo e a sua familia, mereciam tamanha brutalidade, como também, o amigo e grande jogador Merval do Trano e a sua familia mereciam tamanho constrangimento. Merval do Trano (e a sua familia) para serem homenageados nunca agradeceriam essas ações inconsequentes. 
  • Os negócios particulares da familia do prefeito Raimundo Baquil se misturam à coisa pública. Evidencias incontestáveis. Não se sabe mais o que é e onde funciona a prefeitura: se nos balcões das empresas da familia ou na lavagem do cimento na fórmula dos bloquetes!
  •  E os 5 milhões de reais para a água de Tutóia? E a água que deveria jorrar em nossas torneiras desde maio de 2009?
  • Niveis de óbitos no hospital do municipio em indices alarmantes! Na última semana duas crianças morrem com todos tendo o sentimento de que as crianças morreram por não terem tido tratamento adequado.
Se fossemos descrever as ações assombrossas do governo Raimundo Baquil, nã teriamos tempo nem espaço.
Nestes mais de dois anos, a oposição enfrentando às duras penas, sacrificando-se em niveis acima das suas forças, sendo compensada pelos apoios todos os dias de centenas e centenas de homens e mulheres, jovens, que mesmo das suas residencias, dos colégios, dos seus trabalhos, torcem pela gente que lidera e tem a coragem de contrapor esse governo que se diz todo poderoso e que pode impor o que quer.
  •  As novas adesões à luta da oposição pela liberdade de Tutóia!
No último domingo, sem qualquer preparação antecipada, apesar de já haver algumas conversas com o vice prefeito Floriano e  Zé Orlando, de forma natural e espontânea, num abiente de mutua confiança, o ex-deputado Zé Orlando, seguidos por Flavio Merequeta, Chicó, Deuzito, Manoel de Jesus, entre outros, anunciam a decisão de se juntarem e lutarem pelo fortalecimento da oposição de Tutóia.
Agora a oposição em Tutóia, que contava com tres grupos organizados em uma dezenas de partidos politicos, passa a contar com quatro grupos cuja unidade estará a serviço da defesa de uma nova prefeitura e uma nova camara de vereadores que considere gente como gente e não como mercadoria. Uma nova prefeitura e uma nova camara que compatilhe ideias, democracia, alternancia e transparencia.

4 comentários:

  1. Olha chico a esperança esta na sua pessoa.Mas diante do grupo politico que o senhor estar aliado não meresse credibilidade, o senhor sabe porque.Eu até entendo o porque da referida aliança.Tomará que "esmaguem"essa familia corrupta que esta no poder.Mas pra ser cinsero não tenho mais esperança em ninguem.

    ResponderExcluir
  2. Esse grupo que vc está formando,não tem credibilidade nenhuma,pois todos já foram ratos no passado!!

    ResponderExcluir
  3. mais se ñ ouver uniaõ nada acontece a uniaõ faz a força acredito em todos ñ quero denegrir nimguèm mais o querems agora è banir essa pessoas desse poder e poder ñ ficou pra todo mundo uma pessoa que ñ administra sua casa ñ sab e administrar um orgaõ publico mais o povo de tutoia ñ è taõ burro que possa enchergar essa coisas que estaõ acontecendo air esse air foi o pior de todos os que ja passaram por essa administraçaõ

    ResponderExcluir
  4. espero que esse grupo que estar se formando permaneça unidos em sò objetivo de tirar tutoia desse buraco desse descalabro total hoje me decepciono com tudo que vem acontecendo em tutoia mais as veses eu volto e falo o povo mereçe o que tem me decepcionei muito com esses vereadores que saõ tbem eleitos pelo povo mais ñ tem um pingo de respeito por eles se vendem por mincharias porque a diginidade da gente custa muita coisa quando olhei umas veses um vereador novo com uma mentalidade nova air nessa camara buscando a verdade e depois se vende termina nas maõs do prefeito ñ da mais acreditar em nenhum deles todos saõ coniventes com essa bandidagem tutoia espera por mudanças por uma administraçaõ digna e voltada para o povo

    ResponderExcluir