quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manifestação em Tutóia




"A Manifestação em Tutóia/MA, aconteceu , dia 26, durante toda a manhã e se concentrou na praça Getúlio Vargas, endereço da Prefeitura e Câmara de Vereadores. A manifestação organizada por populares, predominando jovens não teve participação de partidos políticos, ou mesmo políticos. Os temas denunciados foi a CORRUPÇÃO; FALTA D'ÁGUA; SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRANSPORTE PARA OS ALUNOS.

Os manifestantes, levaram para a prefeitura um caixão (funeral) simbolizando a saúde do município., baldes vazios simbolizando a falta d’água tratada; panelas, simbolizando a falta da alimentação escolar nas escolas do município.

Um público que se destacou na manifestação foram alunos do ensino médio que ao longo do trajeto se manifestaram reivindicando qualidade do ensino, professores nas escolas do Estado e alimentação escolar.
Apesar da manifestação ter sido na ultima hora alterada pelos organizadores e das noticias falsas propagadas por pessoas do governo municipal de que haveria um quebra-quebra, o público estimado atingiu mais de 600 pessoas (3% da população da cidade).

O Prefeito determinou o fechamento da Prefeitura e de todas as Secretarias do Município, além de colocar a PM e a Guarda Municipal (um efetivo policial de aproximadamente 30 homens) protegendo o palácio municipal.

Familiares do prefeito que ocupam a Presidência da Câmara e as mais importantes secretarias de governo tiveram a preocupação de "guardar" seus carros em locais protegidos.

A manifestação foi pacifica com os manifestantes identificando e eliminando pessoas interessadas em sabotar a manifestação criando um ambiente de violência.

“Os organizadores diante da aprovação da manifestação pretendem realizar um segundo ato para os próximos dias.”

Fonte: blog do Humberto Ruy

0 comentários:

Postar um comentário