domingo, 19 de junho de 2011

AGENDA POSITIVA: TUTÓIA PODE SER MUNICÍPIO MÃE PARA TRÊS NOVOS MUNICÍPIOS - BARRO DURO; SANTANA DOS CARVALHOS E SERIEMA.

OPINIÃO

Chico Canavieira

Sempre defendi para as famílias tutoienses MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA! Isto é: geração de renda; mais empregos; mais alimentos nas mesas, especialmente as mais pobres; mais médicos, enfermeiros, mais agentes de saúde voltados para promover a saúde preventiva; melhores estradas; colégios dignos e confortáveis; mais professores capacitados; mais atenção para nossos alunos; mais merenda escolar e de qualidade; respeito ao funcionalismo e uma politica salarial que os valorize; mais direitos sociais; casas dignas para a população; hospitais dignos... comércio forte e plural para uma economia solida e crescente... TUTÓIA como CIDADE PÓLO e referencia para o Baixo Parnaíba (por que não?) mais progresso, mais alegria para o nosso povo, mais cidadania...

E, um dos caminhos (não é o único), que deve ser visto como AGENDA POSITIVA e defendido, independente do emocional e do interesse individual das pessoas, é a DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E POLITICA DOS MUNICIPIOS!
A criação de novos municípios AUMENTA O BOLO DA RIQUEZA DA POPULAÇÃO: tanto ganha a população do novo município como ganha a população do munícipio mãe!

TUTÓIA tem hoje quase 60 mil habitantes. Sendo criados os municípios de Barro Duro, Santana do Carvalhos e Seriema, cada um, com uma população de 10 mil habitantes, continuaria ainda, Tutóia, com uma população de 30 mil habitantes...

Essas regiões são potencialmente ricas nas áreas agrícola, pesca e serviços (Turismo).

Defendo o processo de emancipação, ratifico, por acreditar nas potencialidades econômicas e na positividade da descentralização politica/ administrativa, das regiões.

Já a região de Santana dos Carvalhos, a minha defesa é pelos mesmos motivos acima e ainda mais pela sua distancia da sede de Tutóia.
Porém, a emancipação santaneira, tem um sabor especial para mim... me sinto orgulhoso e recompensado por esta causa que escolhi: lutar em prol do próximo...

Do ano de 2000 a dezembro de 2002, lutei juntamente com as famílias e lideranças comunitárias das Veredas I, Veredas II, Veredas III, Santo Hilário, Boa Vista, São Benedito, Santana dos Carvalhos, Buritizinho, Santaninha, Piquizeiro, Bebedouro e Belém, para LIBERTAR A REGIÃO SANTANEIRA DE SANTANA DO MARANHÃO...

Nas reuniões nas comunidades, sempre POFETIZEI: “se a região santaneira permanecesse em Santana do Maranhão nunca mais as famílias santaneiras, poderiam sonhar em ser livre e se emancipar como município!”

Depois de enfrentar políticos poderosos, influencias de toda sorte e, com a ajuda do povo, das lideranças comunitárias e as participações especiais dos amigos Dr. Nonato Oliveira (filho de Santana dos Carvalhos e quem construiu a igreja de Santana), do Monsenhor HÉLIO MARANHÃO e do Dr. Clauber Junior, a quem também devemos muito, conseguimos vencer no Tribunal.

Lideranças comunitárias daquela região comprometidas com a luta de libertação da região santaneira: Zé Chicó, Pedro Benedito, Bernardo, o subdelegado de Santana.

Na verdade foram duas batalhas para se assegurar a região santaneira livre e pertencente à Tutóia. A primeira foi em 2000, quando ingressei no TRIBUNAL DE JUSTIÇA com a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei que criou Santana do Maranhão e, a segunda batalha, em 2007, ao se descobrir mais um golpe contra a população santaneira: haviam transferidos todos os títulos eleitorais daquela região para Santana dos Maranhão. Novamente ingressei com um pedido junto ao TRIBUNAL ELEITORAL para retornar com todas as secções eleitorais para Tutóia.

A vitória no Tribunal de Justiça se deu em 03/12/2002, dois anos depois, e a vitória no Tribunal Eleitoral se deu em 18/06/2007.
VALEU A PENA!!! O povo santaneiro passou a sonhar novamente com a sua emancipação... São estas as causas que nos gratificam e enchem o nosso coração de felicidade e de energia para continuar lutando em prol dos menos favorecidos.

Defender a criação dos três novos munícipios é uma questão de justiça social e de melhoria da qualidade de vida do nosso povo: Barro Duro, Seriema e Santana dos Carvalhos e Tutóia, Vamos dar às mãos e lutar sempre, unidos, por dias melhores!!!

3 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber se alguém sabe como ficaria as divisões para cada munícipio quais os povoados pertenceriam a cada um deles.
    Abraço!
    Natanael

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostaria de saber se alguém sabe como ficaria as divisões para cada munícipio quais os povoados pertenceriam a cada um deles.
    Abraço!
    Natanael

    ResponderExcluir
  3. Os projetos preveem as seguintes delimitacöes: o municipio do Barro Duro, compreende a área dos Jardins (iniciando por S.José das Frexeiras), dos Baixóes (Curvinha e Murici) e do S Bento (indo ate Belágua).
    O novo municipio de Santana dos Carvalhos iria das Veredas a Santana do Carvalhos estendendo até o limite com o povoado Belágua e incorporando também a regiáo do Riacho do Meio do Carmo.
    Já Seriema, compreenderia a regiáo de Santa Clara, Lagoas, Buritizal limitando com Tutóia(municipio mäe) na altura de Santo Antonio.

    ResponderExcluir