segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

JUSTIÇA ELEITORAL JULGARÁ ACUSAÇÕES DE COMPRA DE VOTOS PELO PREFEITO BAQUIL - PSDB DE TUTÓIA/MA

               O julgamento do mandado de segurança que trancou o processo de crime eleitoral que teria sido praticado pelo prefeito Baquil, foi marcado pelo TRE para hoje (31/01/2011), porém foi adiado para a segunda semana de fevereiro. O Prefeito Baquil, eleito pelo PSDB em 2008, é acusado de ter tido parte significativa da sua votação favorecida por praticas de compras de votos envolvendo (entregas de motores, dinheiro...) 
               Há um ano, em março de 2010, o prefeito Baquil, obteve uma liminar junto ao TRE "trancando" o processo através de um mandado de segurança impetrado pelo vice-prefeito Floriano.
               O mundo juridico e o politico são unanimes em registrar que as provas de compra de votos afloram das folhas dos autos.
               A população reclama da demora da justiça em julgar o processo.  Denunciam: "só pobre é julgado e condenado, com rico, os processos não andam". 
               O problema é que todas as ações do prefeito Baquil através dos seus advogados é o de evitar que o processo seja julgado.  O prefeito Baquil e seus advogados agem empurrando o máximo possivel para frente o julgamento.  Pelo visto o prefeito foge do julgamento deste processo como o "diabo foge da cruz".
               Quem visita o municipio entende por que o prefeito Baquil teme o julgamento deste processo: é que centenas e centenas de pessoas testemunham nas ruas, nas casas, nas praças, nos bares que teriam sido enganadas pelo prefeito por ocasião da última eleição. Esses fatos são notórios, especialmente no que toca às milhares de vagas de emprego que teria sido oferecidas pelo prefeito, aos eleitores, durante a campanha enganando-os. Os eleitores supostamente enganados, falam que pela primeira vez  sofreram um golpe de grandes proporções.
                Diante da pratica de alguns politicos em considerar pessoas, gente, simplesmente como mercadoria (crime eleitoral), situação esta que aumentou absurdamente na ultima eleição e especialmente diante das ameaças concretas de que tais práticas podem continuar, inclusive com maior intensidade no caso de Tutóia, a popualção,  a sociedade civil organizada, agirão como nunca para colocar esses politicos que acham que estão acima da lei, fora da vida pública.

Um comentário:

  1. A compra de votos é uma lama que enxovvalha a sociedade. A maioria das cidades estão se libertando deste mal que escraviza toda uma população. Parece que Tutóia, uma cidade premiada pela natureza,teve o azar de eleger uma pessoa pobre de espirito a ponto de em apenas um pouco mais de dois anos ter provocado prejuizos para a população que para saná-los exigirá muitos e muitos anos de governos comprometidos com esta cidade. Que deus nos ilumine para nos libertar desta catastrofe.Em tempo: não conheço vc chico canavieira, mas a minha esperança aumenta ao ver uma pessoa como vc com coragem para oferecer à população de Tutóia um espaço onde as pessoas que possuem interesse e amor por esta cidade possam saber o que está acontecendo na cidade. Parabenizo-lhe por esta inciativa.

    ResponderExcluir