quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CARNAVAL TUTÓIA: UMA CULTURA PROTEGIDA UNICAMENTE PELA SOCIEDADE CIVIL.







A cada ano perdemos o nosso carnaval. A sociedade civil luta pra que isso não aconteça. Sem recursos os blocos de rua perdem espaço.

A prefeitura nos últimos quatro anos não investiu na cultura raiz carnavalesca. Os recursos do Estado dirigidos à prefeitura voltados para o carnaval tradicional são desviados da sua finalidade.

O prefeito foi reeleito. Este evento que não podia  mais perder espaços, piorou. Inacreditável: o ponto alto do carnaval da avenida foi a lambada do Beto Barbosa.

A  politica pessoal do prefeito em não valorizar nada do segmento cultural e turístico somado a prática do prefeito em reduzir a folha de pagamento do funcionalismo municipal pós eleição  e no final do ano dos funcionários contratados (próximo de duas mil pessoas), foram os fatores principais para o carnaval de 2013 ser considerado o pior de todos os tempos.

Só Os blocos de  rua mantém o carnaval de Tutóia fora da lista das culturas extintas. O bloco “Vai Quem Quer” é a referencia do carnaval de rua. Todos são unanimes: o “Vai Quem Quer” salvou o carnaval de Tutóia.

A Praça Tremembé, considerada “propriedade” dos Baquil (um grupo politico local), tem no “Vai Quem Quer” o único movimento cultural  que tem força popular (conquistada durante 20 anos) para resgatar simbolicamente a Praça Tremembé de uma família politica local (no caso os Baquil).

Os “Manchas”, um bloco independente, formado por jovens valorosos e que defendem a cultura carnavalesca foram prejudicados ao realizarem o seu primeiro evento  naquela praça por esse ambiente ruim somado à ação  de pessoas seguidoras da família Baquil.

A organização do evento se existe, do porte do carnaval não podia esquecer o turismo. Muita gente retornando antes do dia programado por falta desse cuidado cujo responsável maior é o poder público local.

Os recursos públicos voltados para a cultura são invisíveis nesta cidade de 60 habitantes e localizada numa das mais belas áreas naturais do mundo: O Delta das Américas e os lençóis Maranhenses.

0 comentários:

Postar um comentário