quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

TUTÓIA: 1º DE JANEIRO De 2013 - POSSE DE PREFEITO NÃO MAIS RECEBE APOIO ESPONTANEO DA POPULAÇÃO.


Um dia especial para todos os município maranhenses e brasileiros aconteceu ontem, dia primeiro de janeiro de 2013: o dia da posse dos prefeitos e vereadores eleitos na última eleição.
     As posses dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores acontecem na câmara de vereadores, mas, este dia sempre tem um sabor especial e diferenciado para o  poder executivo municipal... E, Tutóia nunca foi diferente...

    Historicamente, tanto aqui, como nos demais municípios brasileiros, sempre houve um cerimonial especial e diferente organizado para a população: de um lado, a administração municipal organizava um dia festivo com estrutura de som, palco, bandas musicais, cultos religiosos (ecumênicos), churrascos,  etc.,), e, do outro lado, pela espontaneidade da população (eleitores ou não do prefeito eleito), compareciam espontaneamente a frente do palácio municipal com suas crianças para viverem uma grande festa democrática e, assim, testemunharem os compromissos do novo governo, a composição do seu secretariado...

      Quando das posses, vive-se a vida política, democrática e renovam-se esperanças...
      É a integração da população com um novo ciclo de governo que começa... Isto é cidadania...

      Na minha cidade, Tutóia, o dia 1º de janeiro de 2013, começou com meia dúzia de pessoas preocupadas apenas com o que ocorreria com a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores.
     Confesso que não percebi o que estava acontecendo... O meu dia primeiro já estava programado como há 17 anos: reservo o dia 1º de cada ano novo para entregar os brinquedos para as crianças de Mutamba.

     Ao retornar a noite é que fui atentar para o brutal prejuízo que a nossa sociedade estava enfrentando, pelo segundo ano consecutivo.

    Um prejuízo incalculável para a nossa cultura, para os nossos valores, para a nossa democracia... para a Cidadania... 
 
     Dezenas de pessoas davam o seu testemunho como tinha sido o dia 1º de janeiro de 2013 na nossa mais jovem e ainda adolescente Água Doce (Água Doce conta apenas com 16 anos de emancipação. Tutóia, com 67 anos).

     Centenas de moradores de Tutóia de forma espontânea viajaram até Água Doce para prestigiar a posse de Rocha Filho no comando da prefeitura para o quatriênio 2013 – 2016.

      Lá testemunharam uma grande festa cívica e democrática: além da posse tradicional na câmara, milhares de pessoas espontaneamente prestigiaram o evento, duas bandas  tocaram o dia inteiro, noite adentro... Churrascos foram organizados e colocados à disposição da população...

     A população de Água Doce, feliz, vivia um dia de compromisso com a esperança, com a democracia, com a liberdade, e, orgulhosos por serem respeitados...  

     A população de Tutóia já viveu esse espirito durante toda a sua história até os idos de 2004... Os próprios adversários políticos reconheciam e respeitavam esse momento.
    Lembro as posses do José Veras, Merval Melo, Zilmar Melo, Antonio José Neves, Bebeto, Junior Conceição e por último em 2004 novamente do sr. Zilmar: a população espontaneamente, feliz, lotava a praça Getúlio Vargas.

    Um dos pontos altos desta festa era conhecer o novo secretariado, além das prioridades do novo governo.

    Lembrei-me do dia 1º de janeiro de 2009... A primeira posse do prefeito Diringa Baquil: pouquíssimas pessoas  na praça.

    Ontem, 1º de janeiro de 2013, ficou evidenciada e confirmada um prejuízo incalculável a nossa  população, à nossa cultura: ninguém na praça Getúlio Vargas para compartilhar o novo ciclo de governo...
    Amanhã os “amigos” do prefeito que tomou posse dirão: ora Àgua Doce...

    Mas,  e o Rio de Janeiro? E São Luís? Cidades seculares que mantém esta tradição... Por que só a nossa Tutóia não mantém?

    Ao Rocha Filho e seus assessores, parabéns por respeitarem a sua população.

   À população de Tutóia, reflexões sobre este estágio  preocupante que estamos vivendo...
Tutóia/MA, 02 de janeiro de 2013.

Chico Canavieira é natural de Tutóia, 58 anos, advogado e politico (PT). 

0 comentários:

Postar um comentário