segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

“ODORICO MELO ARAUJO, UM FILHO DE TUTÓIA QUE VIAJA PARA A OUTRA VIDA DEIXANDO UM LEGADO HISTÓRICO POSITIVO PARA A SUA FAMILIA, SEUS AMIGOS E PARA A SUA TERRA NATAL. ODORICO, VOCE DEIXA SAUDADES... SÓ OS HOMENS E MULHERES DE BOA INDOLE E HONESTOS COM OS DEMAIS NESTE MUNDO, DEIXAM SAUDADES...”


Pouco convivi com você Odorico, mas os poucos momentos que convivemos e compartilhamos sempre você transmitia preocupações, sentimentos com o justo, com a ética na vida púbica e preocupações com novos rumos para Tutóia.
Professor universitário, jornalista,manteve por todo a sua vida um amor por Tutóia como poucos. Ao se aposentar da Universidade retornou para Tutóia demonstrado com profundidade o quanto a amava.
Você foi aqui um homem corajoso e ético. Hoje, tenho arrependimento por não ter encontrado tempo para compartilhar mais vezes do seu convívio depois que você e sua esposa passaram a residir em Tutóia, na mesma casa onde morou os seus pais.
Surpreendia-me com a capacidade da sua memória. Você conhecia como ninguém a nossa história, os nossos antepassados... Você construía um livrosobre a história de Tutóia... Sempre que me encontrava falava com entusiasmo deste trabalho que estavano final... Falava de pessoas da nossa história com imparcialidadee comprometimento com a verdade, sempre demonstrando reconhecimento pelo que conseguiram construir destacando os aspectos positivos da história de cada um...
Este é o homem que conheci: um Odorico, além de corajoso e ético, justo, humilde eamigo...
Conversando com o sr.Zilmar, seu irmão, ele me confidenciava um outro valor além  do amor que você nutria por  Tutóia...  Você também dedicava muito amorà sua família, aos filhos e netos (ao  justificar um dos motivos por que a família que reside em São Luís (esposa, filhos, noras e netos), decidiram por seu sepultamento na Capital): “era um bom pai e avô, muito amigo da família, era comum vê-lo deitado no chão brincando com os netos”.
Odorico, você fez e faz diferença, me deixou saudades... As pessoas com quem conversei também estão com este sentimento... Você foi um bom homem, daqueles que Tutóia ainda precisava muito... Porém Deus o chamou para outras missões... Tenho certeza que agora, nesta segunda etapa da sua vida, você sempre continuará contribuindo destacadamente, como sempre fez aqui, com a nossa Tutóia.
Chico Canavieira
Tutóia/MA, 06/12/2012

0 comentários:

Postar um comentário