quinta-feira, 15 de março de 2012

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O FÓRUM SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA REALIZADA PELA UNIÃO DAS OPOSIÇÕES E A PRÉ-CONVENÇÃO DO GRUPO DA SITUAÇÃO?


No final do mês de janeiro do ano em curso aconteceu no bairro Barra o fórum sobre gestão democrática das cidades, realizado pela “União das oposições.” Na ocasião se fizeram presentes mais de 700 pessoas de todos os povoados do município de Tutóia, e é importante frisar que esse número só não foi maior, pois foram destinados convites para algumas pessoas em cada bairro ou povoado. Isso devido ao espaço, se fosse aberto ao público para todos os simpatizantes da coordenação do fórum, esse número teria sido muito maior.

A pré-convenção do grupo da atual gestão do município que aconteceu esse final de semana, contou com o prefeito e seus secretariados (maioria sobrinhos ou parentes dele), Alguns poucos funcionários e simpatizantes, vereadores e um ex-prefeito que em 2008 em um comício no bairro Monte Castelo dizia que arengue podre não ganharia as eleições, e agora está ao lado desse “arengue”, vai entender o motivo de alguém que até outro dia era oposição, agora ser situação. O que tudo isso mostra como curioso? Ora vejamos: algumas pesquisas circulam pela cidade com o nome do atual gestor em primeiro lugar disparado, já cogitaram até que o mesmo tem mais de 60% dos votos, até aí tudo bem. Mas, como pode um gestor ter maioria dos votos, e nos encontros e reuniões realizadas pelo mesmo, os números mostram pouca representatividade e não são de interesse popular participar das mesmas?

O que pode ser também visto como curioso, é a diversidade de sobrenomes que participaram do Fórum de gestão democrática da oposição, onde lá se fizeram e teve espaço para pessoas de todas as famílias, lá não foi restringido apenas a um sobrenome. O que podemos observar que um declínio acontece, o povo mostra que dificilmente gestores públicos irão se reeleger, se estes não executarem trabalhos voltados para o bem coletivo, aquela política arcaica voltada para ludibriar, já não tem tanta consistência, e quem está no poder não representa mais maioria absoluta. O mundo mudou, as pessoas também, mesmo sabendo que muitos ainda veem a política como outros olhos. Olhos que enxergam apenas entorno de si e poucos.

Assim podemos observar que a política em Tutóia caminha rumo a termos um novo prefeito, cara nova, alguém que nunca assumiu a prefeitura, e dessa vez terá a chance dada pelo povo, pois quando o povo quer, todos os mecanismo para atrapalhar torna-se inferior e não apresenta tanta eficiência.

Fonte: Blog do Humberto Ruy

0 comentários:

Postar um comentário