quarta-feira, 30 de março de 2011

TUTOIA, 73 ANOS DA SUA EMANCIPAÇÃO PARA CIDADE... MAIS UM ANO EM BRANCO: SEM BOLO, SEM FESTAS INCENTIVADO PELA PREFEITURA...

O que fez Sta. Quitéria no dia do seu aniversário? Vejam o exemplo...:
Santa Quitéria comemora 73 anos de emancipação política, veja a programação
segunda-feira, 28 de março de 2011

Santa quitéria fará 73 anos de emancipação política amanhã (29) e para comemorar a prefeitura municipal fez uma programação de eventos... PROGRAMAÇÃO PARA HOJE, 28/03/2011
* 07:00Hs. Encontro dos profissionais da saúde, assistência social e da população de Santa quitéria na praça JK.
*07:00hs. Ás 07:45 Início do Torneio Taça Cidade no estádio Rodrigão; Alongamento com Educador Físico e Fisioterapeuta; Marcha de apresentação das ações da Saúde e Assistência Social.
*09:00hs. Às 10:00 hs - Tendas sobre as ações desenvolvidas no combate à dengue...Sorteio de presentes para os funcionários da Saúde. Inauguração da reforma da prefeitura de Santa Quitéria.
Marcha da saúde

Segundo a Secretária de Saúde e Assistência Social, a marcha tem o objetivo de levar... o conhecimento das ações básica ... através de médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, educador físico, bioquímicos, técnicos, auxiliares, agentes comunitários de saúde, pro-jovens e adolescentes ... PROGRAMAÇÃO PARA O DIA 29/03/2011, ANIVERSÁRIO DE SANTA QUITÉRIA
*06:30hs.às 07:30 hs - Alvorada/ Fanfarra; Hasteamento das bandeiras (Prefeitura Municipal); Missa solene celebrada pelo Reverendo Pe. Américo; *Maratona - após a missa; *Entrega dos prêmios; logo após o termino da maratona.
*15:45hs. Final do Torneio Taça Cidade; Entrega dos prêmios e troféus.
*23:00hs. Festa dançante em comemoração ao aniversário da cidade com a banda Forró do Muído

Parecido com o aniversário da nossa princesa do Delta?
O que fez a prefeitura de Tutoia? Nada... Se não fosse o empenho e a motivação da banda de musica em realizar a alvorada e Silvania Coelho, com a gincana que realizou através do seu programa na Rádio Dunas Mar.

História
As primeiras tentativas de exploração da costa do nordeste maranhense, encravada ali no delta parnaibano, procederam às colonização desde os idos de 1.571, quando Nicolau Resende e seus companheiros promoveram as primeiras jornadas exploradas à aludida costa. Esta informação se insere na narrativa de Gabriel Soares, escritor da época, e citado por F. Pereira da Costa [6], que alude ao "Rio do Meio" como sendo o braço do Parnaíba que deságua entre as ilhas dos Poldros e das Canárias, formando atual "Barra do Meio", e, referindo-se, assim, à "Baía do Ano Bom", como sendo a "Barra de Tutóia".
[editar] Origens prováveis do nome Tutoia
A Respeito deste tema, temos que considerar as múltiplas versões existentes, por sinal, controversas, pitorescas, lendárias e poéticas.
A primeira delas, sustentada pelo historiador Ludwing Schwenhagen, indica que Tutoia é uma corruptela de "Tróia, a célebre cidade grega da Ásia Menor, tornada famosa pela beleza de Helena, que provocou a guerra cantada em versos por Homero, mais de 1.000 anos A.C. Inclusive, o citado cronista afirma que foram os fenícios os autores desta denominação, quando surgiram por essas bandas, no século XII A.C., para virem buscar salitre que serviria ao embalsamento de suas mumias (?). Conjetura ainda ele que, estes legendários navegantes fundaram ali, na costa maranhense, a fim de dominar a foz do rio, uma colônia com o nome de "Turtoia", pelo que explica que "Tur" era a rica cidade e metrópole da grande navegação e Tróia, era a histórica vencida cujo nome trouxe a grinalda imortal da glória". E continua Ludwing: "O costume de cortar o r é muito antigo e usado também no tempo moderno, na língua portuguesa. É provável que os tupis pronunciassem Turtróia ou Turtóia, ainda no tempo da chegada dos portugueses, os quais cortaram o r".
Outra versão, encontrada na monografia "Tutoia e Seu Folclore" aponta o termo como procedente do meio indígena, onde, na linguagem Tremembé,onde era situado o povo tremembé, Tutoia quer dizer "lençol de areia", "grande extensão de dunas", que caracteriza efetivamente a topografia da costa litorânea de Tutoia. Hipótese esta bem mais aceitável do que a primeira. Circula por entre as opiniões populares, uma outra versão, pela qual o nome Tutoia provém do tupi guarani e siginifica "água boa". Porém, a que é mais aceita pela maioria, encontra mais respaldo, é mais lógica e justificada, admite que "Tutoia" é uma corruptela de "Totoi" que, em linguagem indígena quer dizer: "que beleza!", "que encanto!".[7]
Notas
1. ↑ Nota ortográfica: Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado como Tutoia.
Referências
1. ↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. ↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
3. ↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
4. ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
5. ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
6. ↑ Cronologia histórica do estado do Piauí", Rio 1074, pag, 26
7. ↑ "PANORAMA HISTÓRICO DE TUTÓIA E ARAIOSES", de PAULO OLIVEIRA, São Luis, 1.987.
Internet: "Tutóia, um paraiso perdido no maranhão"
"Wilquipédia, biblioteca livre"

HOMENAGEAMOS TUTÓIA, HOMENAGEANDO D. ELZA - A RAINHA DO CAROÇO...

Dona Elza – “A Rainha do Caroço”, uma lição de vida..
"Prá ficar alegre? Acho que é quando vem de dom mesmo. A mamãe dizia que “derna de bobisca” , ela me dava uma palmadinha e acabava que eu ficava sorrindo.
Quando eu peguei a começar a falar e entender ela, quando ela queria me dá eu corria pra cima dela me rindo ela, “calmava”. Acho que já vem “mermo”, né?
... Ficar alegre, que tristeza não paga conta, paga dívida, (gargalhada) tristeza não paga dívida... (mais gargalhada, a gargalhada da Dona Elza).
Alegria leva a tudo. Ahã, eu vou ficar triste! Isto faz a gente ficar “véio” e feio. Comigo não tem tristeza, embora esteja chorando, ainda choro sorrindo".
DANÇA DO CAROÇO
De origem indígena, a dança do Caroço se concentra na região do Delta do Parnaíba, principalmente no município de Tutóia. É executada por brincantes de qualquer sexo ou idade.
As toadas improvisadas são tiradas pelos cantadores com o acompanhamento dos brincantes que respondem com o refrão, acompanhados de instrumentos como caixas (tambores), cuíca e cabaça.
Com roupas simples e livres, os componentes dançam isolados formando uma roda ou cordão. As mulheres trajam-se com vestidos de corpo baixo, na cor branca, com gola redonda e mangas com quatro folhos pequenos do mesmo tecido da saia, que deve ser estampada, franzida e curta, com três folhos.
Areia Branca - música em .mp3
Autor/Intérprete: Elza Souza Mendes
Dança do Caroço - Tutóia/MA

Refrão
Nós vem da Areia Branca
Nossa canoa é o mar
Nós mora lá em Tutóia
Cidade de beira-mar

Deixe eu ir cantar agora
Que ainda eu não cantei
Deixe eu ver a minha voz
Sem data como eu deixei

Refrão
Você me mandou cantar
Vou fazer sua vontade
Que graça vocês acharam
De ver cantar quem não sabe

Refrão
Você mandou cantar
Pensando que não sabia
Nós somos como a cigarra
Quando eu não cantar assobio

Refrão
Vou me embora, vou me embora
Como eu já disse que vou
Aqui eu não sou querida
Na minha terra eu sou.

E eu vou a pé que eu não tenho

Refrão
e menino eu vou embora
Lhe escrevo lá do caminho
Se eu não achar papel
É nas asas do passarinho

Ficha Técnica
Caixa -Bernardo AwDomingos Roque/Francisco dos Santos/Antônio José da Silva Pereira
Cabaça - João Evangelista G. Mendes/Antônio José da Silva
Canta e Dança - Elza Souza Mendes/Francisco das Chagas/Eline da Conceição Mendes/Domingos Roque.

Fonte: CD "Brincando no Arraial III" - 1996.
Dona Elza, é a maior referência desta dança no Maranhão
Internet: "Um paraiso perdido no maranhão"

0 comentários:

Postar um comentário