sábado, 25 de dezembro de 2010

HÁ DOIS ANOS GOVERNO FEDERAL LIBERA 5 MILHOES DE REAIS PARA A ÁGUA DE TUTÓIA! CADÊ A ÁGUA? E OS 5 MILHÕES DE REAIS?

A população de Tutóia vive sem água potável há mais de 12 anos. Entenda melhor esta situação:
1) Há mais de 30 anos, a concessão do abastecimento da água é do Estado – CAEMA;
2) O abastecimento é feito do rio Bom Gosto, que passa por uma estação de tratamento de água e é conduzido por uma adutora até Tutóia;
3) Parte da adutora chegava na cidade através das dunas. Hoje, pelo bairro do Paxicá.
4) Sem receber manutenção, a rede de abastecimento sucateou, obrigando a CAEMA a suspender o faturamento;
5) Até o ano de 2008, parte da cidade de Tutóia ainda recebia água da CAEMA (sem faturamento);
6) A população diante do lençol freático 100 % contaminado por clorofórmios fecais é obrigada a comprar água ou apanhar água nos poços artesianos nos povoados (Comum, Bom Gosto e Tutóia Velha). Há episódios de famílias em visita ao vizinho Estado do Piauí levar tambores para trazerem água para consumo humano.
7) No ano de 2006, foram colhidas mais de cinco mil assinaturas na campanha intitulada “Água Urgente para Tutóia”. Encaminhadas ao Governo do Estado (Jackson Lago), resultou num investimento de R$300 mil reais para melhorias da estação de tratamento no Bom Gosto;
8) Agora, em 2008, no governo Zilmar Melo, foram aprovados recursos federais na ordem de R$ 5 milhões de reais, através da então senadora Roseana para resolver a água de Tutóia.
9) Estes recursos foram entregues nas mãos do novo governo a partir do dia 01 de janeiro de 2009. Os 5 milhões dev reais foram entregues para o prefeito empregar em três tarefas: 1) implantação da adutora e dos canos nas ruas; 2) construção de três caixas d’água e 3) melhoria da estação de tratamento (ETA);
10) Dois anos depois: não temos água nas nossas casas! Para construir três caixas d’água, não demoraria mais do que três (3) meses. Para onde foi o nosso dinheiro da água? Desde abril de 2009 que a água já deveria jorrar em nossas torneiras! Proibir agente de ter acesso a água potável não é honesto da parte do gestor. Querer empurrar a chegada d’água para véspera da eleição é covardia para com o povo!


Foto de uma caixa dágua cuja construção está parada entre o Bom Gosto e Tutóia (Foto em 25/12/2010)! Obra que deveria ter sido feita com os 5 milhões de reais liberados no banco do Brasil para o prefeito Diringa em 01/01/2009!Dois anos depois, esse é o quadro! A população continua proibida de ter acesso à água potável!O que está por trás disso tudo? Queremos a nossa água ou então que devolvam os nossos 5 milhões de reais!

3 comentários:

  1. Somos governados por ladrões, os piores!

    ResponderExcluir
  2. concerteza eles roubaram o dinheiro todo esses caras de pau

    ResponderExcluir
  3. como um prefeito pode tomar a decisão de atrasar obras que significam a vida para uma populaçcao proibindo-a de ter um direito sagrado que é a vida? A quantidade de carros e pessoas que se deslocam do centro da cidade de tutóia para o comum pegar água do poço artesiano no alto do comum é impressionante.Prefeito Baquil tenha piedade do povo de tutóia e pare de proibir o direito que esse povo tem de ter em suas casas água para beber. Tenha dó faça as caixas de água ou entao devolva esse dinheirão todo que passou pelas suas mãos.
    Pedro

    ResponderExcluir